Masthead header

Especial Dia Mundial da Fotografia – Quem disse que você não pode congelar o tempo?

Um poema conhecido do Mário Quintana diz que “só a saudade faz as coisas pararem no tempo”, e essa é uma grande verdade que todos nós, em algum período da vida, provamos e entendemos! Para quem sente saudade, não existe nada mais real e importante do que as lembranças, não é?

dia mundial da fotografia - fotos de familia

Mas e quando você sente falta das lembranças? Muitas famílias se reúnem para relembrar histórias, mas sentem falta de ter isso guardado materialmente, para mostrar e compartilhar com as gerações atuais não só as histórias, mas os registros daquela época que não volta.

Você pode até contar, se emocionar e rir relembrando, mas nada será mais forte do que rever esses momentos. Alguns anos já fazem total diferença na história de uma família: quem nunca, ao ver fotos antigas se assustou com a moda da época ou percebeu uma nítida semelhança com algum parente? Esse é o poder que as fotos têm: conectar realidades e despertar sentimentos novos, a cada vez que acessamos aquelas mesmas fotografias.

E essa sensação não é passiva de ser modificada. Ainda que a tecnologia tenha evoluído bastante e tenhamos a possibilidade de guardar nossos registros em tantos dispositivos diferentes, é impagável a sensação de abrir um álbum de família, com pessoas queridas ao redor e, de mão em mão, ir passando os registros que carregam consigo tanta história!

dia mundial da fotografia - fotos de familia 02

O que aprendi nesses anos trabalhando com a fotografia é que é possível, sim, congelar o tempo! Certo dia escutei de uma pessoa, que folheava fotos antigas, de seu primeiro filho: “Mesmo após 27 anos, eu ainda consigo sentir o cheirinho dele de bebê”. Ainda que essas fotos estivessem há muito tempo guardadas e, quem sabe, esquecidas, acessá-las em qualquer momento da vida dessa mãe será algo emocionante, que despertará a sua melhor saudade.

Afinal, quem disse que saudade é para ser algo ruim? Se você fotografar os momentos importantes da sua vida e da vida dos seus, não terá do que se arrepender no futuro, muito pelo contrário! Você se permitirá ter o prazer de reviver aquele momento, com todas as sensações que ele causou, como se tivesse acontecendo de novo.

dia mundial da fotografia - fotos de familia 04 dia mundial da fotografia - fotos de familia 03

Fotos não são um gasto ou um mero protocolo social de eventos. Fotos podem – e são! – uma ponte entre a sua história e as melhores emoções que ela guarda. Eu tenho congelado a história da minha família todos os dias. Um dia, reabriremos um álbum e choraremos de saudades, daquilo que jamais lembraríamos se não tivéssemos registrado.

Nesse dia especial, onde comemoramos o Dia Mundial da Fotografia, eu te pergunto: E você? O que tem feito para nunca esquecer os melhores dias da sua vida?

Beijos Silvia Martins

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*