Masthead header

Mães de Indaiatuba

Sei muito bem que todos os dias são dias das mães e quem é mãe sabe disto. Desde o ano passado, queria fazer uma homenagem, mas ficou muito em cima da hora. Como acreditava muito na proposta e na razão de existir, este ano o projeto sai da gaveta e torna realidade através de uma homenagem chamada Mães de Indaiatuba.

A proposta do projeto é destacar as Mães que amam seus filhos e os filhos do próximo sem distinção de raças, sexo e idade, que doam amor sem nada querer em troca. Participam do projeto educadoras, mantenedoras e assistentes sociais que fazem à diferença em Indaiatuba com seus projetos empreendedores e sociais. Aquelas cujo papel tem uma importância fundamental no desenvolvimento humanitário e educacional, que transformam pessoas e oferecem oportunidades de futuro. Fazem parte da pequena e significativa mostra:

  • Carmem Ajala – da ONG Bolha de Sabão
  • Dinha Lopes – do Lar de Velhos
  • Elenita Bianchini Santos – Instituição Criança Feliz
  • Janete Rodrigues – do Lar São Francisco
  • Joanna Joly – da Volacc Entidade de Combate ao Câncer
  • Enides Nogueira – do Fundo Social de Solidariedade
  • Léia Perini – do novo Instituto Perini

Para imprimir este trabalho eu fiz questão de usar a impressão fine art em papel de alta qualidade, 100% algodão, com certificação internacional, utilizando uma técnica que junta tinta especial à qualidade do papel para que durem com a mesma perfeição por mais de 100 anos.

O projeto esteve exposto na Mostra de decoração Casa da Fazenda no Shopping Jaraguá de Indaiatuba no mês de abril e maio de 2013.

Exposição fotográfica no shopping jaraguá por silvia martins Exposição fotográfica no shopping jaraguá por silvia martins Exposição fotográfica no shopping jaraguá por silvia martins Exposição fotográfica no shopping jaraguá por silvia martins Exposição fotográfica no shopping jaraguá por silvia martins Exposição fotográfica no shopping jaraguá por silvia martins Exposição fotográfica no shopping jaraguá por silvia martins Exposição fotográfica no shopping jaraguá por silvia martins

Saiba mais:

ONG Bolha de Sabão

A entidade nasceu em janeiro de 2007 da necessidade de atender os pais do bairro que trabalhavam e não tinham com quem deixar seus filhos com confiança e segurança. Com o passar dos anos, Carmen sentiu a necessidade de uma mudança, e a ONG passou a atender somente crianças e adolescentes considerados em situação de risco social como: violência familiar, maus tratos e miséria. Hoje são 100 assistidos pela Bolha entre 6 e 17 anos, com projetos voltados à educação, cultura, lazer que auxiliam na inclusão social.

Lar de Velhos Emmanuel

Hoje, o Lar abriga idosos acima de 60 anos, carentes, desprovidos de condições financeiras e familiares, oferecendo um novo convívio com assistência alimentar, médica, de vestuário e lazer, bem como cuidados afetivos, como se eles estivessem em sua própria casa. É a instituição mais antiga da cidade, desde março de 1964, atualmente dirigida por Dinha. Um espaço de muita paz e tranquilidade que possibilita uma convivência feliz e harmoniosa. São 150 assistidos, sendo 75 deles moradores.

Criança Feliz

A primeira unidade no Jardim Oliveira Camargo nasceu do empenho e da solidariedade de dois homens: Rocco Digílio Filho e Josué Rodrigues da Silva. Ambos preocupados com a segurança e o futuro das crianças do bairro. A Infância Feliz no Jardim Brasil é a segunda unidade mantida pela Igreja do Evangelho Quadrangular, alguns empresários, funcionários liberais e voluntários, coordenados por Elenita. A casa recebe crianças de 6 a 15 anos e tem como objetivo oferecer atividades complementares no contra horário escolar. Valorização da vida, sociabilização, respeito e disciplina são transmitidos a 105 crianças, além das atividades de cultura e lazer. Um novo projeto atenderá também a 3ª Idade do bairro.

Lar São Francisco de Assis

O Lar nasceu pelo amor e a dedicação da assistente social que fez carreira do bem em Indaiatuba, Janete Rodrigues. Possuindo 14 vagas, oferece apoio as pessoas carentes com mais de 18 anos, portadores do vírus HIV e encaminhadas pelo serviço público social. No Lar os assistidos recebem além de abrigo e alimentação oportunidade de ocupação e auxílio emocional. Junto com eles, as famílias também são assistidas com cestas básicas, carinho e solidariedade.

Volacc – Entidade de Combate ao Câncer

O trabalho da senhora de cabelos grisalhos e um sol no lugar do coração começou a 24 anos, com duas senhoras voluntárias. Hoje a entidade presta atendimento a 130 famílias e auxilia homens, mulheres e crianças. A Volacc conta com a ajuda de enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. A entidade trabalha com três grandes frentes: acolhimento e orientação dos pacientes, apoio e orientação ao cuidador e auxílio familiar.

Fundo Social de Solidariedade

O Funssol é uma Secretaria dentro da Prefeitura Municipal de Indaiatuba, conduzida pela matriarca da família Nogueira Lopes Cruz desde que seu filho foi eleito prefeito da cidade pela primeira vez. A pasta coordenada por D. Enides, visa auxiliar as demais instituições de Indaiatuba com programas de construção e desenvolvimento social e emocional da população carente, ensinado o convívio saudável e participativo. Além disso, trabalha programas voltados à 3ª idade e formação de mão de obra artesanal que geram renda para as famílias.

Instituto Perini

Recentemente inaugurado, o Instituto é a realização do sonho da Educadora e Mantenedora, Léia Perini, que há mais de 25 anos trabalha na área da Educação formando alunos da primeira infância aos 12 anos. Além do ensino curricular, o Instituto desenvolve atividades de cultura e lazer que contribuem com as instituições solidárias da cidade em campanhas anuais.

 

 

 

 

 


  • janeiro 23, 2014 - 11:25 pm

    viviane caetano - Que lindo, Silvia! Parabens pela idéia e pela iniciativa. Adorei a escolha das mães.
    beijoReplyCancel

    • janeiro 24, 2014 - 10:17 pm

      Silvia Martins - Oi Vivi tb? Que lindo ver você por aqui! Este trabalho foi muito emocionante com muita doação e muito amor. Todas estas mães são guerreiras e com um coração imenso, cheio de alegria e muita garra. Me senti privilegiada de poder ter tido a chance de registrar estes momentos singulares. Obrigada pela visita. venha mais vezes, a casa é nossa! bjsReplyCancel

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*