Masthead header

O mundo das crianças e a importância da literatura infantil

No mês de Abril, comemoram-se duas datas importantes para a cultura e a literatura infantil. O dia Internacional do Livro (que é comemorado dia 02 de Abril!) e Dia Nacional do Livro Infantil (18 de Abril). E essas datas não foram escolhidas em vão, sabia?

No caso do Dia Internacional, a escolha foi para homenagear o escritor infantil dinamarquês Hans Christian Andersen. Ele ficou conhecido por adaptar as fábulas – que antigamente eram bem macabras! – especialmente para crianças, e foi o primeiro escritor a se preocupar com a transmissão de valores através das histórias.

literaturaDentre as estimadas 150 histórias que Hans escreveu, algumas são velhas conhecidas nossas, como O Patinho Feio, A Pequena Sereia e A Polegarzinha. Quem nunca leu uma dessas histórias?

Hans foi filho de um sapateiro e uma lavadeira. Eles moravam em um pequeno quarto, onde o dom criativo do escritor fora estimulado desde cedo pelo pai. Aos 11 anos, teve que largar os estudos devido ao falecimento de seu maior estimulador, mas aos 30 já alcançaria reconhecimento com diversas obras publicadas.

Já aqui no Brasil, a data é comemorada no dia do aniversário de Monteiro Lobato, autor que se dedicou como ninguém ao gênero infantil. Ele foi o primeiro escritor a inserir nas histórias elementos da cultura nacional, como as lendas de folclore e os costumes do interior. Para quem só conhece “Sítio do Picapau Amarelo”, vale lembrar que são muitos os títulos infantis do autor.

Monteiro foi criado em um sítio e alfabetizado pela sua mãe. Havia uma biblioteca imensa dentro de sua casa. Desde novo já escrevia pequenos contos para jornais escolares.

Além de escritor, Monteiro Lobato foi empreendedor. Na época em que escrevia, os livros brasileiros eram editados na Europa, e por isso ele também se tornou editor, implementando inovações nos livros infantis.

Conhecendo histórias como essas, é impossível não refletir o quanto um pequeno quarto ou uma grande biblioteca podem igualmente transformar a vida de uma criança! Aflorar a criatividade e fantasia deles através da leitura é a melhor contribuição que você, pai ou mãe, podem dar ao seu futuro!

Desenvolver a imaginação dos seus pequenos pode ajudá-los na formação da personalidade, no desenvolvimento da fala e do vocabulário e na aquisição de valores.

E eles poderão ser adultos que fazem a diferença no mundo!

Qual o livro que marcou a sua infância? E quais os autores que você estimula o seu filho a ler? Quero saber!

Beijos Silvia Martins

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*