Masthead header

Pote da calma, como fazer e o porque essa técnica é eficaz

Se você é uma mamãe antenada, sem dúvidas já ouviu falar ou leu a respeito do pote da calma! O pote cheio de fluido brilhoso e colorido virou febre entre algumas educadoras, que defendem que a manipulação do objeto por crianças de qualquer faixa etária, afetadas por uma briga, crise de choro ou situações de stress, pode acalmá-las. Como? Eu te explico!

afbd9c68defb22e4460138a2c617c8b3

A técnica é inspirada no conhecido método Montessori, conjunto de teorias desenvolvidas pela pedagoga Maria Montessori, que defende, dentre tantos outros princípios, o de que a educação deve ser desenvolvida de maneira criativa, e baseada na evolução da criança. No caso do pote, o movimento das suas cores e o fato de ser manuseável estabelece um foco de atenção instantâneo, que ajuda a criança a se acalmar e retomar o seu senso.

Alguns estudos afirmam que, quando a criança observa o movimento do líquido, centraliza o seu sistema nervoso e ainda desacelera os seus batimentos cardíacos. Isso não só a libera de uma crise de choro, como também permite que os motivos da tristeza sejam abordados e resolvidos pelos pais.

O pote não possui nenhuma contraindicação, mas é importante lembrar que ele não é milagroso, e a sua eficácia dependerá do momento em que for utilizado! Como para nós, pais e mães, não existe nada mais angustiante do que ver nossos filhotes chorarem, não custa tentar inserir esse brinquedo na vida dos pequenos, que geralmente é um carrossel de emoções, não é?

Por isso, separei um DIY daqueles super bacanas de se fazer em família, para desde já estimular a criatividade dos seus filhos e despertar a curiosidade em relação ao novo brinquedo! Existem duas opções de confecção do objeto: uma é fazê-lo em um pote de vidro e outra em garrafas pets. A segunda opção é a mais indicada por ser mais segura no caso do pote cair da mão da criança. Vamos lá?

d0f08466b2e30af6e8144ab03cf40d90

Você vai precisar de:

– 01 garrafa pet em bom estado e com tampa

– 01 ou 02 colheres de sopa de cola glitter

– 03 ou 04 colheres de purpurina de cor da sua preferência

– Água morna

 

Modo de fazer:

Adicione a água quente e a cola glitter no recipiente, sem encher o pote por inteiro. Após a cola estar completamente dissolvida na água, adicione a purpurina e misture novamente. Por fim, se desejar, adicione uma gota de um corante de sua preferência. Você também pode optar por enfeites de estrelinhas ou flores para incrementar o visual do pote!

É importante atentar para alguns cuidados extras: a tampa do pote deve estar muito bem fixada, para evitar que o conteúdo vaze e, principalmente, que o líquido não seja ingerido pelas crianças!

Não se esqueça de contar nos comentários como foi a experiência de montar um pote da calma em casa, e como tem sido o seu uso no dia-a-dia das suas crianças!

Um beijo, Silvia Martins.

 

{Créditos de imagem: Pais e Filhos}

 

Your email is never published or shared. Required fields are marked *

*

*